UNIDADE LABORATORIAL DA UBS AREAL DA FLORESTA À DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE
Em 16 de setembro de 2024, a Divisão de Apoio ao Diagnóstico deu um importante passo para fortalecer a rede laboratorial municipal, com a reativação do laboratório de análises clínicas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Areal da Floresta. Após um período de paralisação, a reabertura do serviço devolve à comunidade o acesso direto a exames essenciais/básicos, promovendo maior eficiência no atendimento.
O laboratório, agora em pleno funcionamento, oferece um completo rol de exames básicos, como hemograma, glicemia, colesterol e análise de urina. Essa retomada facilita o acesso da população às análises laboratoriais, eliminando a necessidade de deslocamento dos usuários daquela comunidade, garantindo maior comodidade, especialmente para grupos vulneráveis, como idosos, pessoas com mobilidade reduzida e moradores de áreas periféricas.
Além de beneficiar os pacientes, a reativação fortalece a integração entre as equipes de saúde da UBS e os serviços oferecidos no local. Com a realização de exames na própria unidade, profissionais têm acesso mais rápido aos resultados, permitindo diagnósticos mais ágeis e uma troca mais eficaz de informações clínicas.
Do ponto de vista sistêmico, o funcionamento do laboratório contribui para a descentralização dos serviços de saúde, aliviando a sobrecarga em Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Policlínicas. Essa estrutura descentralizada não apenas otimiza os recursos do sistema de saúde, mas também possibilita diagnósticos precoces, fator crucial para intervenções rápidas e efetivas.
A reabertura do laboratório da UBS Areal da Floresta simboliza um avanço significativo na melhoria da atenção básica, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover saúde com acessibilidade, eficiência e qualidade para todos.
TEXTO: Divisão de Apoio ao Diagnóstico - DAD