CIDADANIAEleitos representantes de organizações para o Conselho Municipal da Igualdade Racial

19/Fev/2020 - 09:13

Foram oito entidades habilitadas e tinha justamente oito vagas para composição do Conselho pelas organizações da sociedade civil

Conforme previsto no Edital de Convocação das Entidades e Organizações de Assistência Social, na manhã da terça-feira, 18 de fevereiro, foi realizado o Fórum Eleitoral para eleger os representantes de entidades e organizações da sociedade civil que atuem na promoção da igualdade racial, que comporão o Conselho Municipal da Igualdade Racial – Compir.

Segundo o coordenador do processo eleitoral, advogado Barroso, tiveram oito entidades habilitadas e tinha justamente oito vagas para composição do Compir pelas organizações da sociedade civil.

“Então só fizemos a organização e as deliberações. Fizemos um debate sobre o atual momento e o papel do Conselho, e os representantes das entidades habilitadas foram os eleitos, que tomarão posse no próximo dia 13 de março”, informou Barroso.

Antônio Neto, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, disse ser muito importante a implantação do Compir, que terá como missão propor e implementar as políticas públicas que promovam a igualdade racial, no combate ao racismo e discriminação, as desigualdades raciais, sociais, econômicas, financeiras, políticas e culturais, e tendo como o principal objetivo garantir, a efetivação das ações afirmativas voltadas as questões raciais do nosso município.

Todos os presentes e participantes agradeceram a inciativa da Prefeitura, do prefeito Hildon Chaves, do secretário da Semasf, Claudir Rocha, da adjunta, Ana Maria Negreiros, pela ação que é uma demonstração da preocupação e da sensibilidade do poder público municipal em incentivar a discussão dos segmentos sociais através dos conselhos.

A secretário adjunta da Semasf, Ana Maria Negreiros, presente ao evento, observou que tem sido uma das prioridades da secretaria, o fortalecimento do exercício do controle social pelos conselhos municipais, por determinação do prefeito Hildon Chaves, que tem essa visão de ouvir e respeitar a opinião de quem recebe os serviços, programas e projetos que é a população.

“Temos atualmente 7 (sete) conselhos em nossa estrutura, e estamos atualizando as legislações de todos eles para que tenhamos uma maior participação da população em nosso planejamento”, informou a secretária adjunta.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho