IMIGRANTESPrefeitura, Exército e Adventistas discutem ajuda aos venezuelanos

08/Nov/2019 - 08:48

O município de Porto Velho já conta com uma Casa de Passagem, o Albergue Municipal Frei Damião

A secretária municipal adjunta de Assistência Social e Família (Semasf), Ana Maria Negreiros, se reuniu na manhã de quarta-feira (6) com os oficiais do Exército, coronel Urubatã, tenente coronel Fábio, tenente coronel Zimmermann e capitão Curti, mais o representante da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), João Dias, o psicólogo Giovany e a educadora Socorro Leite, da equipe de Abordagem Social da Semasf, para tratar de ajuda aos imigrantes venezuelanos.

Foi apresentado por parte dos representantes militares uma proposta de parceria para a criação da Casa de Passagem para venezuelanos que participam do processo de interiorização.

A secretária adjunta explicou que o município, por meio da Semasf, já conta com uma Casa de Passagem - Albergue Municipal Frei Damião - que atende à população vulnerável em trânsito, na qual se encaixam - por determinação do prefeito Hildon Chaves - os migrantes venezuelanos.

Diante da explicação foi proposto pelos militares que os venezuelanos que estão de passagem pela Capital, sejam então incluídos, se assim o desejarem, no programa de interiorização.

Também foi discutido o protocolo de atendimento para venezuelanos que chegam ao município de forma espontânea. Os militares apresentaram o protocolo de atendimento adotado em Boa Vista (RR), tido como modelo bem-sucedido para atendimento emergencial e resolução da crise migratória.

Também foi apresentado a forma que julgam eficaz de atender os indígenas Warão, da Venezuela.

Por fim, a equipe de Abordagem Social da Semasf, foi convidada a uma visita técnica guiada à Roraima, para verificar in loco e conhecer o trabalho realizado pelo Projeto Acolhida do Governo Federal. Felizes pelo resultado positivo da reunião, os integrantes da reunião celebraram o pacto de ajuda mútua.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho