SEMFAZPrefeitura leva Cadastro Único aos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes

14/Abr/2019 - 09:28

Cadastro habilita as famílias carentes a ter acesso aos serviços sociais do governo

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), leva, aos moradores dos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes, o serviço do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único).

O trabalho teve início na última quinta-feira (11/4) e acontece sem interrupção até esta segunda-feira (15/4).

O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

O Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.

Comdecom

logotipo da prefeitura de porto velho