VALORIZAÇÃO CULTURAL Prefeito discute revitalização de centro histórico da capital

15/Mai/2017 - 12:50

Prefeito recebeu escultor e arquitetas para discutir reurbanização e embelezamento do centro e pontos históricos

A confecção de esculturas, estátuas, bustos e portais de personagens e passagens históricas da cidade de Porto Velho, bem como a revitalização de todo o centro histórico da cidade foram temas de duas importantes reuniões do prefeito dr Hildon Chaves, na tarde e início da noite de sexta-feira (12). Um das reuniões, que contou com a participação da primeira-dama Ieda Chaves, foi com o artista plástico Bruno Alves de Souza, pintor e escultor, nascido em Goiânia (GO), mas portovelhense desde os dois anos de idade.

Levado ao prefeito pelo vereador Aleks Palitot, Bruno exibiu pinturas e miniaturas e esculturas que pretende esculpir em escalas maiores para embelezar pontos históricos e turísticos da capital. Bruno disse que a vegetação amazônica tem sido sua principal fonte de inspiração para o desenvolvimento da arte que, desde pequeno teve início em companhia do pai.

O artista frequentou o curso de pintura na Escola de Artes Téos, na Associação São Tiago Maior, em Porto Velho e em 2010, formou-se na Academia de Belas Artes de Catânia, na Itália. Em 2012 concluiu a pós-graduação na mesma instituição. Como artista plástico, participou de várias Mostras e Exposições, das quais se destacam, o projeto “Ceramica solidale”, promovido pela província di Catânia, Itália, em 2014, no qual foi escolhido para viajar à cidade de Caltagirone, onde aprendeu as técnicas da cerâmica Calatina.

No ano seguinte participou da mostra “Ceramica di Porto Velho” (Na Embaixada italiana de Brasília). Bruno já participou de vários eventos nacionais e internacionais, sendo suas obras se destacado em todos eles.

No início da noite, também por indicação do vereador Aleks Palitot, dr Hildon recebeu três arquitetas que apresentaram um projeto de revitalização de todo o centro histórico de Porto Velho, incluindo as fachadas dos prédios da avenida 7 de Setembro, o Prédio do Relógio, para onde a prefeitura será transferida em breve e ruas adjacentes do centro antigo da cidade.

“Precisamos despertar nos moradores o senso de amor e pertencimento à nossa capital. Para isso é necessários desenvolvermos um bom projeto de urbanismo, que valorize a riquíssima história de Porto Velho, desde sua colonização, no início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, destacou o prefeito que se disse impressionado com ambos os projetos apresentados.

Texto e fotos Comdecom

VALORIZAÇÃO CULTURAL

15/Mai/2017 - 12:56

FOTOS TIAGO MIRANDA

logotipo da prefeitura de porto velho