ARTES E ESPORTES - Extensa programação cultural e de lazer marcará inauguração do CEU

Conselho Gestor define as primeiras ações a serem disponibilizadas para os moradores da zona Leste

Uma tarde inteira com muito lazer, esporte, teatro dança, música, DJs e atrações culturais vai marcar a inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado à rua Benedito Inocêncio com Antônio Fraga Moreira, bairro JK, zona Leste de Porto Velho. Na ocasião, o prefeito dr Hildon Chaves entregará o espaço para a comunidade usufruir dos serviços que serão oferecidos.

A programação do evento festivo foi definida na tarde de terça-feira (18), durante reunião do Conselho Gestor que aconteceu no teatro do CEU. O colegiado é composto de representantes da prefeitura, sociedade civil organizada da zona Leste e moradores do bairro JK.

Apesar da Subsecretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo (Semdestur) ser a responsável pela estrutura construída, cabe ao Conselho Gestor definir como o espaço será administrado e quais atividades poderão ser desenvolvidas.

Conforme o que foi definido, no sábado a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) vai fechar a rua Antônio Fraga entre Benedito Inocêncio e Inácio Mendes, onde será montada uma estrutura de som para apresentação de DJs e dupla sertaneja, entre outras atrações.

Também haverá a apresentação da fanfarra da Escola Daniel Nery, do coral da Escola de Música Som na Leste, grupo de dança tribal, boi bumbá, da bateria da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste e Rua de Lazer.

Às 16h acontecerá o ato oficial de inauguração com a presença do prefeito dr Hildon Chaves e do vice-prefeito, Edgar Tonial do Boi, secretários e convidados. “Será uma festa grandiosa”, afirmou o subsecretário Júlio César Siqueira (Semdestur).

Nas dependências internas do CEU haverá atividades correspondentes a cada espaço, como teatro, balé, leitura, informática, ginástica rítmica, hip hop e skate. Ainda serão disponibilizados serviços como teste de glicemia (que mede o nível de açúcar no sangue), aferição de pressão arterial, assistência jurídica, orientações com assistentes sociais e equipes do Detran e da Fhemeron, além de distribuição de picolé e pipoca.

Atividades

O local funcionará oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, totalizando 40 horas por semana. Isso significa que poderão ser matriculadas 120 turmas nos mais diversos cursos. A princípio, além de aulas de informática básica, teatro, dança, ginástica e escolinhas esportivas, haverá uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e atendimento do Sine Municipal uma vez por semana, todos ofertados pela prefeitura.

As escolinhas de futsal, basquete e vôlei disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) vão funcionar de segunda a quarta-feira, das 8h às 10h e das 15h às 17h horas. Às quintas, das 9h às 11h haverá ações do projeto Viver Ativo para a terceira idade, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O diretor do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude, Raildo Sales, responsável pela inclusão digital, informou que as turmas de informática vão funcionar de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde.

Inscrições

Matrículas para todos os cursos começam a partir da próxima segunda-feira (24) e as aulas na semana seguinte. Na próxima reunião do Conselho Gestor serão definidas as ações que serão oferecidas pela sociedade organizada e pela comunidade. O encontro foi agendado para o dia quatro de maio, às 15h, no mesmo local.

“O Conselho Gestor vai preencher o restante dos horários, pois cada um tem uma ideia diferente do que poderá ser colocado à disposição dos moradores. O intuito aqui é que estejamos juntos, comunidade, poder público e sociedade organizada trabalhando pelo bem da população”, explicou Siqueira.

Texto e fotos Comdecom


ARTES E ESPORTES

19/04/2017 - 11:51

FOTOS MEDEIROS